top of page

São José do Calçado recebe a exposição “Eutychio d’Oliver: um olhar sobre o Espírito Santo do início



“Eutychio d’Oliver: um olhar sobre o Espírito Santo do início do século XX” é uma mostra itinerante de fotografia contemplada pelo Edital de Seleção de projetos nº 016/2015 da Secretaria de Estado da Cultura. A presente mostra é decorrência da pesquisa realizada sobre os fotógrafos Eutychio d’Oliver e José Florêncio d’Oliver, que resultou no livro “Eutychio d’Oliver: o Espírito Santo na Exposição Nacional de 1908”, no prelo.


A mostra itinerante visa efetivar um encontro especial da população capixaba com um conjunto de fotografias produzido pelo fotógrafo Eutychio d’Oliver Vasconcellos (1880-1949) protagonista da realização do “Álbum do Espírito Santo”, que pode ser considerado a maior empreitada relacionada com o trabalho de fotografia do início século XX, realizada no Estado do Espírito Santo. O “Álbum do Espírito Santo” foi produzido para divulgar as cidades, vilas, negócios, belezas naturais, produtos econômicos etc. na histórica Exposição Nacional de 1908, no Rio de Janeiro.


O conjunto de fotografias produzido por Eutychio d’Oliver se consolida como um dos principais documentos iconográficos de vistas de cidades do Estado, raro pelo número de imagens que contém e pelo fato de que escassos fotógrafos deixaram registros significativos sobre o Espírito Santo tanto no século XIX como no início do século XX.


Para apresentar alguns aspectos importantes da produção fotográfica de Eutychio d’Oliver, foram selecionadas imagens que têm como eixo temático principal o universo arquitetônico e o desenho urbano que conformavam a realidade das cidades e vilas no período em que foi produzido esse acervo fotográfico. São imagens de ruas, casas, praças e igrejas que foram ou estão se extinguindo, por isso elas se tornam um instrumento para testemunhar o processo de transformação e as mudanças que ocorreram nas últimas décadas nas cidades e na urbanidade do Estado do Espírito Santo.


Almejamos que o público, por meio das fotografias de cidades produzidas por Eutychio d’Oliver, reconheça não só seu entorno de forma imediata, mas, sobretudo, a possibilidade de, a partir delas, se aproximar de lugares onde nunca estiveram, conhecendo e (re)descobrindo novos cenários de suas próprias cidades e de um Espírito Santo centenário.

A presente mostra nasce com a explícita vocação itinerante, tendo como objetivo restituir ao fotógrafo Eutychio d’Oliver o grau de importância que lhe deve ser conferido na história da fotografia do Espírito Santo, contribuindo para o descobrimento de sua pessoa e de seu trabalho fotográfico.


O que se Pretende é que a obra e a história de vida de Eutychio d’Oliver sejam resgatadas, postas em valor e que, também, venham contribuir para a reflexão sobre a importância da criação de políticas para a difusão, conservação e preservação do patrimônio fotográfico.


Um dos propósitos desta mostra fotográfica é que sirva para sensibilizar, dar a conhecer e valorizar não só esse acervo fotográfico e seu autor, mas também outros conjuntos imagéticos que 3 ainda não foram devidamente estudados e apresentados ao público. Patrimônio e herança cultural que estão próximos de nós e, ao mesmo tempo, tão desconhecidos e que hoje pertencem a todos.


Paulo de Barros

Fotógrafo, professor e pesquisador da fotografia. Publicou Livros que tratam do resgate e análise de acervos fotográficos – “Francisco Seibel e Emilio Schultz: Dois Fotógrafos num Casamento Pomerano”; “Memória Fotográfica de Serra: Imagens de um Município Brasileiro” –.

Também realiza projetos de curadoria de mostras de fotografia, a exemplo de “Foto Clube do Espírito Santo 55 anos” - Museu de Arte do Espírito Santo -“Francisco Seibel: um fotógrafo rural do Espírito Santo” e “Postais do Espírito Santo: acervo Monsenhor Jamil Abib” – Centro Cultural Palácio Anchieta.

Desde 2004 tem se dedicado ao campo da conservação e preservação de fotografia antiga e contemporânea realizando, entre outros, a conservação do acervo de fotografias da Coleção Mário Freire do Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo”. Também desenvolve atividades de formação a um público amplo que tem interesse em conhecer sobre os cuidados com o patrimônio fotográfico.

SERVIÇO/EXIBIÇÃO SÃO JOSÉ DO CALÇADO

Curadoria/pesquisa

Paulo de Barros

Abertura

02 de junho, às 18:00h

Visitação

02 de junho a 08 de julho de 2016

Segunda a sexta, das 8h às 17h

Ações educativas

Agendamento de visitas, palestras e oficinas

Informações: (28) 3556 - 1287

cultura.calcado@yahoo.com.br

Local

Secretaria Municipal de Educação

Avenida Rui Barbosa, 09, Centro, São José do Calçado - ES

Material gráfico

Aos visitantes serão disponibilizados catálogos e folders contendo textos e imagens que permitam conhecer e entender a importância das fotografias produzidas pelo fotógrafo Eutychio d’Oliver

Ações educativas

Paralelo a mostra serão realizadas ações educativas como as oficinas “Aprendendo a olhar pela fotografia” e “A conservação do patrimônio fotográfico”.

Oficina “A Conservação do Patrimônio Fotográfico”

O objetivo da oficina é propiciar a compreensão do valor e do significado do patrimônio fotográfico, para a cultura local e estadual, aproximando o público do conhecimento sobre a conservação de materiais fotográficos. A oficina é dirigida a um público amplo que tem interesse em conhecer sobre os cuidados com o patrimônio fotográfico.

Oficina “Aprendendo a olhar pela fotografia”

Dirigida a professores de arte e disciplinas afins. Os temas tratados nessa oficina visam não só falar de fotografia em específico, mas de um conteúdo que permite ser correlacionado de forma mais ampla aos meios visuais em geral, em especial aos meios tradicionais de produção de imagens: desenho, pintura, escultura, cinema etc.

A oficina pretende, através da educação do olhar, contribuir para que se leve às crianças e adolescentes o pensamento da fotografia como uma maneira muito peculiar de olhar e representar a realidade.

Informações

mostraitinerante_eutychio@yahoo.com.br

tel: 98817 2013

bottom of page