Laura Anderson

Laura Anderson Barbata (1958-) Nasceu no México. Graduou-se na Escola de Belas Artes, UFRJ. Ao retornar para o México, matriculou-se no curso de Arquitetura da Universidade de Montolina até transferir para a Sociologia da UCSD em San Diego, Califórnia. Vive e tralha em Nova York e na Cidade do México. Laura Anderson trabalha com fotografia, desenho, vídeo, escultura, instalação e arte pública. É professora da Escuela National de Escultura, Pintura e Grabado, Universidade do México. A artista desenvolveu um programa com os índios Ianomanes da Amazônia da Venezuela, onde aproveita os trabalhadores locais para produção de obras de Arte.

 

 Seu trabalho está incluído em várias coleções privadas e públicas, entre elas: The Metropolitan Museum of Art, Nova York; Museu de Arte Moderna, México DF, Galeria Landesbank Baden-Württemberg, Stuttgart, Alemanha; A coleção Sprint Nextel, Overland Park; Fundação Cisneros, American Express Co. México; Museo Carrillo Gil, México; Museu de Arte Contemporânea, San Diego, CA, Museo Jaureguía, Navarra, España. E foi destaque em: The New York Times, Sculpture Today da Phaidon Press, Kunstforum Alemanha, ARTnews, Artin America, ArtNexus, 160 Años de Fotografía en México-INBA, entre outros.

 

Atualmente é: 2016 Anonymous Was A Woman. Premiado pelo prêmio, The Estelle Lebowitz, Artista Visitante de 2016-2017, Centro de Mulheres e Humanidades, CWAH, Universidade Rutgers; Membro Honorário: Programa de Estudos da América Latina, Caribe e Ibéria, LACIS, Universidade de Wisconsin, Madison; Fellow: Thyssen Bornemisza Arte Contemporânea TBA21: A Corrente e Membro do Sistema Nacional para Criadores do Fundo Nacional para a Cultura e as Artes.

 

Fonte : http://www.lauraandersonbarbata.com