top of page

Porografia: a poética da pele entra em exposição na Galeria Mirante

Trabalho da fotógrafa Luara Monteiro propõe uma reflexão sobre as marcas, identidades e memórias de mulheres no Espírito Santo

Maior órgão do corpo humano, a pele é nossa barreira protetora, nossa fronteira com o mundo externo. Viva e sensível, a pele é uma superfície receptora e em constante mutação, compõe a nossa identidade e possibilita trocas e intercâmbios entre o eu e o outro, entre o dentro e fora. No projeto Porografia a fotógrafa Luara Monteiro perseguiu esses sentidos dados à pele ao usar macrofotografia para evidenciar as marcas, rugas, cicatrizes e memórias inscritas na pele de mulheres capixabas como forma de reconhecer o protagonismo feminino. O resultado dessa pesquisa será exposto a partir da próxima sexta-feira (20), na Galeria Mirante - Espaço de Arte a Céu Aberto do Ponto de Cultura Mirante, em Vitória.


Porografia traz à tona imagens e memórias de moradoras de cidades capixabas com alto índice de violência contra mulher. Ao todo, foram fotografadas 16 mulheres com diferentes idades, profissões e heranças culturais. Com esse trabalho, Luara buscou dar um novo sentido às marcas e imperfeições cutâneas e provocar um outro olhar sobre o cotidiano feminino. “Estou interessada nas marcas, constelações de pintas e pelugens que nos tornam singular. Há uma diversidade de texturas e cores, algo relacionado diretamente à complexa miscigenação entre leque de etnias que formam a sociedade brasileira. A nossa pele é um diário vivo que diz muito sobre nossa história pessoal e sobre o modo como interagimos com o mundo ao nosso redor”, explica a fotógrafa.


Desde 2008, Luara tem utilizado macrofotografia para produzir imagens que relacionam a pele com a memória. Para isso, ela usa lentes fotográficas convencionais, porém invertidas e não fixas ao corpo da câmera. Como parte da exposição, foi promovido, no início de maio, um encontro de formação com professores da EMEF Padre Anchieta sobre a temática da diversidade étnico-racial. Outra ação do projeto, desenvolvida ao longo deste mês, é uma oficina de fotografia, intervenção urbana e lambe-lambe com os adolescentes da Obra Social Nossa Senhora das Graças no Ponto de Cultura Mirante.


Outras mulheres que quiserem ser fotografadas pelo Porografia, basta entrarem em contato por meio da Fan Page do projeto: www.facebook.com/porografias.


Novos suportes para imagem fotográfica

Porografia apresenta diferentes aplicações e materialidades da fotografia. Ao exibir para o público algumas das imagens produzidas, Luara repensou o modo de saída das imagens - suporte, montagem e dimensões: “a possibilidade de construir mostruários e acúmulos de imagens também me encantam. Isso tem relação direta com a própria linguagem fotográfica, sua reprodutibilidade e seu estímulo a coleções. A questão da mudança de suportes ainda é um campo vasto e um tanto inexplorado que me instiga. Com as tecnologias digitais, o próprio conceito de fotografia tem se ampliado conforme os trabalhos de alguns fotógrafos e artistas, uma vez que suas produções estão no limiar da técnica fotográfica e em conjunto com outras linguagens artísticas, sem hierarquias ou categorizações”.


Além da exposição, Porografia conta com um blog (www.porografia.org) no qual Luara compartilha as suas experiências de campo, suas referências de criação e os desdobramentos de sua proposta artística. O projeto também prevê colagem de lambe-lambes feitos com as imagens das peles em espaços públicos da Grande Vitória. Dessa forma, as peles passam a fazer parte da paisagem urbana convidando os transeuntes a olharem, por meio da ampliação das marcas cutâneas, para aspectos íntimos das identidades e vivências das mulheres fotografadas.


Sobre Luara Monteiro

Luara Monteiro é graduada em Artes Plásticas pela Ufes e em Fotografia pela UVV. Possui pós-graduação em Desenvolvimento e Cultura pelo Centro Universitário pelo SENAC. Participou de diferentes coletivos, entre elas Casa nº 16, Núcleo Pandilha, Maria Quitéria e Raiz Forte. Atualmente desenvolve diferentes ações, no campo cultural e social, relacionando a experiência poética, ao contexto cultural e social. É articuladora cultural e freelancer em ações de arte-educação, produção cultural, projetos gráficos, fotografia e audiovisual.


O projeto Porografia foi contemplado pelo Edital nº16 /2015 - Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. Essa iniciativa também conta com o apoio da Obra Social Nossa Senhora das Graças, do Cine Clube Ponte e do Ponto de Cultura Mirante.

Serviço:

Exposição “Porografia”

Abertura: 20 de maio de 2016, às 10 horas

Visitação de 20 de maio a 23 de junho de 2016

Local: Galeria Mirante - Espaço de Arte a Céu Aberto / Ponto de Cultura Mirante

Av. Vitória, nº 1376 - Ilha de Santa Maria - Vitória

Entrada Franca!

bottom of page