top of page

MAES abre inscrições para minicurso de curadoria e história da arte



O Museu de Arte do Espírito Santo promoverá durante os dias 24, 25, 26 e 27 de novembro o Minicurso “Curadoria e História da Arte”, comandado pelo curador e historiador da arte Júlio Martins.


O curso será dividido em dois módulos, onde serão tratadas questões acerca da figura do curador, sua vinculação à produção artística e indagações teóricas que constituem o seu ofício.


1º Módulo: Estudos em Curadoria – História das Exposições


Será apresentado o campo recente da “História das Exposições”, com suas principais temáticas e abordagens a partir de análises críticas e históricas de algumas das principais exposições e gestos curatoriais do século XX na Europa, Estados Unidos e Brasil.


2º Módulo: Projeto Curatorial


As discussões do módulo anterior serão aprofundadas a partir de questões teóricas relacionadas à prática curatorial, ao desenvolvimento de pesquisas e projetos de curadoria. O curador apresentará o projeto curatorial de sua autoria, colocando-o em discussão com os participantes.


São oferecidas 30 vagas e os inscritos serão escolhidos perante a avaliação do questionário disponibilizado aqui, com enfoque na justificava de participação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de novembro e a lista de selecionados será divulgada nos canais de comunicação do MAES no dia seguinte (22).



Sobre o curador

Júlio Martins é curador, historiador da arte e editor. Mestre em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes - UFMG, formou-se em História pela UFMG e em Artes Plásticas pela Escola Guignard - UEMG. Em 2009 participou do Programme Courants du Monde, na Maison des Cultures du Monde (Paris). De 2008 a 2011 foi Curador Geral do Museu Inimá de Paula (Belo Horizonte). Foi Curador Viajante do Rumos Artes Visuais 2011-2013, Instituto Itaú Cultural (São Paulo). É fundador da NUNC - edições de artista. Participou do workshop curatorial da 31ª Bienal de São Paulo e da residência “Ações Curatoriais em Florianópolis”. Dentre as curadorias que realizou, destaque para "savoir-forme", de Stéphane Vigny, "Iluminuras", de Marco Antonio Mota, "O que pode a expiração", de Pablo Lobato, "Walking Papers", de Marcos Brias, "Campos da ação noturna", de Carolina Cordeiro, “Drawing to no end”, de Bruno Cançado, “Área de:”, de C L Salvaro, “Modos de usar:” e “Tentativas de esgotar um lugar” no MAES, “cúando.tú for mileva”, na GAEU – UFES e “Áreas de Intermitências”, de André Hauck. Em 2012 organizou “through the surface of the pages ...”, coletiva de artistas brasileiros no DRCLAS, em Harvard University (Cambridge), que teve continuidade no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça (Brasília) com a exposição “pela superfície das páginas ...” em 2014.



SERVIÇO

Minicurso “Curadoria e História da Arte”

Data: de 24 a 27 de novembro

Horário: das 13 às 19 horas


Inscrições gratuitas no link: https://goo.gl/8sM81D


Vagas limitadas.

bottom of page