top of page

Processos criativos serão pontos centrais de ações promovidas pelo MAES nesta semana

Há pouco mais de um mês da abertura da exposição "Tentativas de esgotar um lugar" no Museu de Arte do Espírito Santo, o espaço realizará mais duas atividades voltadas ao público sobre processos criativos e pesquisas artísticas.


Na próxima quarta-feira, dia 04/11, às 19 horas, a artista plástica e arte-educadora Thaís Apolinário conduzirá o bate-papo “Mapas > Afetos”. Com entrada franca, essa ação faz parte das atividades em arte-educação que integram a proposta “Adaptação | Margem de Ti”, trabalho de Charlene Bicalho que faz parte da mostra coletiva.


Já na quinta, dia 05/11, às 19 horas, as também artistas da exposição BeatriZanchi e Polliana Dalla Barba participarão de um bate-papo com o público, falando um pouco mais de "Naqueles Lugares de Santos" e "Estudos de Movimentos Contrários", seus respectivos projetos apresentados no MAES. Também com entrada franca, a conversa contará com a mediação do educador Juan Gonçalves.

OFICINA MAPAS > AFETOS

Como se dão os processos artísticos? O que é o trabalho do artista? A partir dessas reflexões, da obra “Artista da Fome” do escritor tcheco Kafka e de conceitos do pensador francês Deleuze, no bate-papo serão abordadas questões sobre o fazer artístico contemporâneo. Durante encontro, Thaís irá apresentar propostas artísticas que envolvam mapeamento afetivo e fará um paralelo com o trabalho de Charlene Bicalho. Em “Adaptação | Margem de Ti”,Charlene Bicalho investiga o processo de invisibilização da mulher negra no Brasil a partir de sua própria história pessoal. Por mechas de cabelo que recolhe das pessoas, espelhos e fotografias de sua infância, e articulando vestígios identitários e elementos de matriz cultural africana, a artista reflete sobre uma narrativa que se desenrola tanto em sua própria pele quanto também integra uma longa história de exploração de um segmento étnico e social no país, desde sua invenção. Sobre Thaís Apolinário Formada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Thaís Apolinário já teve trabalhos em diversas exposições coletivas. Em 2008, foi contemplada pelo Edital Bolsa Atelier de Pintura onde vivenciou um processo de criação coletiva com outros artistas, entre eles Ludmila Cayres, Gabriel Borem, Luciano Cardoso e Gabriel Sampaio. Entre 2012 e 2013, atuou na gestão de projetos do Programa Rede Cultural Jovem da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo. Em 2013, junto com as artistas Luara Monteiro, Charlene Bicalho e Tatiana Rosa e sob a orientação da curadora Neusa Mendes, participou da exposição Horizonte na Ufes. Em 2015, participou do Curso de Verão da Escola de Arte Visuais Parque Lage, no Rio de Janeiro, cujo trabalho final foi uma exposição coletiva.

RODA DE CONVERSA COM BEATRIZANCHI E POLLIANA DALLA BARBA

A segunda Roda de Conversa da exposição "Tentativas de esgotar um lugar" será com as artistas BeatriZanchi e Polliana Dalla Barba, que irão conversar com o público sobre seus processos criativos e suas pesquisas desenvolvidas por meio do Edital Bolsa Ateliê em Artes Visuais durante os anos de 2014/2015. Mediada pelo educador do MAES, Juan Gonçalves, o espaço ficará aberto à discussões acerca de relações estabelecidas entre cada trabalho.

Em "Naqueles Lugares de Santos", BeatriZanchi percorreu cidades com nomes de santos pelo interior do Espírito Santo. A partir do convívio intenso com os lugares, suas pessoas e histórias, a artista trabalhou numa série de diários, desenhos, ensaios fotográficos e escritos em que se fundem referências de sua mitologia pessoal e arte popular.


"Estudos de Movimentos Contrários" é a pesquisa de Polliana Dalla Barba resultante de experiências de viagens no Brasil e na América do Sul ao longo de 2014-2015. Os trabalhos selecionados para a exposição constroem uma narrativa para lugares vistos e situações vividas. O acúmulo de materiais, fotografias, mapas e desenhos concebidos e adquiridos ao longo dos dias controem pequenas historias a serem contadas, que vão desde questões de memorias pessoais (Itacaré) até questões de tensões políticas, como em Boliviamar.






SERVIÇO Oficina "MAPAS>AFETOS", com a artista-educadora Thais Apolinário DATA: 04/11 (quarta-feira) HORÁRIO: 19h LOCAL: Museu de Arte do Espírito Santo - MAES


Roda de Conversa com as artistas BeatriZanchi e Polliana Dalla Barba

DATA: 05/11 (quinta-feira)

HORÁRIO: 19 h

LOCAL: Museu de Arte do Espírito Santo - MAES


Mais informações em (27) 3132-8393

bottom of page