Nos dias 08 e 10 de outubro o Museu de Arte do Espírito Santo promove o "Encontro de Formação para Professores e Não-Professores" que será ministrado pela artista e educadora Carla Borba. Os encontros acontecerão no auditório do MAES das 8:30h às 17:30h. O participante deverá escolher uma entre as duas datas, conforme sua disponibilidade.
Envolvendo reflexões sobre o lugar da arte e da educação seguindo a proposta curatorial da exposição "Tentativas de esgotar um lugar". A partir de atividade práticas os participantes serão convidados a vivenciar experiências promotoras da não-arte, como não-professores e não-artistas.
Os encontros terão como ativação as proposições reflexivas do artista norte americano Allan Kaprow o qual sugere em texto produzido em 1971: " Eu proporia que o primeiro passo prático em direção à risada fosse nos transformar em não-arte, evitar todos os papéis estéticos, desistir de todas as referências para ser artistas de qualquer tipo. Tornando-nos não-artistas talvez possamos existir apenas tão fugazmente quanto os não-artistas, pois quando a profissão artística é descartada, a categoria arte torna-se sem sentido ou, pelo menos, antiquada. Um não-artista é alguém que está engajado em mudar trabalhos, em modernizar."
Para efetuar a inscrição clique aqui
Conheça os trabalhos expostos acessando o site da exposição TENTATIVAS ESGOTAR UM LUGAR: http://maesmuseu.wix.com/tentativas
Carla Borba é mestre em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, como bolsista da CAPES. Possuigraduação em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes/UFRGS. Atualmente é professora substitutada Universidade Federal do Espírito Santo - UFES no departamento de Artes Visuais. Participoude encontros de performances e exposições coletivas na França, Berlim e Brasil entre as quaisdestacam-se: Projeto De/generadas, SESC Santana, São Paulo, 2015; Da matéria sensível, MAC-RS, Porto Alegre, 2014; Projeto DUETO, Casa M 8º Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011;Convivência Dez Anos de Bolsa Iberê Camargo, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, 2010;Rencontres Européennes Art Performances - Forum Social Europeen, Espace Les Blancs Manteaux, Paris, 2003 . Em 2002 recebeu a Bolsa da Fundação Iberê Camargo o qual possibilitou sua residência na Cité Internationale des Arts em Paris. Carla desenvolve e participa de projetos de arte e educação em que o processo criativo e colaborativo são as premissas do trabalho, em 2013 coordenou oProjeto Conversas de Campo da 9ª Bienal do Mercosul I Porto Alegre e atualmente coordena o Projeto de Extensão Marés - Movimentos da Arte e da Educação no Município da Serra/ES. Possui obras no acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos, MAC-RS e MARGS-RS. Vive e trabalha em Vitória/ES.