O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES,) em parceria com os programas de pós-graduação em Artes e em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), recebe no dia 03 de setembro a mestre Myriam Fernandes Pestana Oliveira. Ela vai apresentar a pesquisa “Escolinha de Arte Cachoeiro de Itapemirim: resgate de uma história”. O Colóquio acontece às 19h, no auditório do MAES.
A pesquisa visou dar respostas para as questões: Como a Escolinha de Arte de Cachoeiro de Itapemirim (EACI) integrou o movimento Escolinhas de Arte do Brasil (EAB)? E qual foi o papel da professora na disseminação e concretização desta escolinha? Além disso, Myriam teve como objetivo conhecer e compreender o papel desempenhado pela educadora Isabel Braga na EACI e qual a proposta de educação da arte era ofertada na Escolinha.
Devido à ausência de estudos sobre a EACI, a mestre pesquisou a partir de materiais encontrados em um acervo particular e de relatos de pessoas envolvidas no assunto. Para resgatar o movimento educacional EAB, foi feito um passeio pelo ensino e aprendizagem de arte e a análise de diferentes textos (documentos, panfletos, depoimentos). E o resultado deste trabalho você descobre no dia 03 de setembro, a partir das 19h, no auditório do MAES.
A Escolinha de Arte de Cachoeiro de Itapemirim
A Escolinha de Arte de Cachoeiro de Itapemirim foi criada em 1950 pela professora Isabel da Rocha Braga, com a mesma metodologia da Escolinha de Arte do Brasil, localizada no Rio de Janeiro. O objetivo principal da EACI era estimular a autoexpressão da criança, por meio de atividades artísticas e recreativas, respeitando a individualidade e preservando a espontaneidade da infância.
Serviço:
- Data: 03 de setembro, às 19h
“Colóquios de pesquisa em arte” - “Escolinha de Arte Cachoeiro de Itapemirim: resgate de uma história”, com a mestre Myriam Fernandes Pestana Oliveira.
Local: Museu de Arte do Espírito Santo - MAES - Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro/Vitória.