‘Dionísio – Um encontro no infinito’. Esse é o nome da exposição que ocupa o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). A mostra, que segue até o dia 30, apresenta obras do próprio acervo do MAES, com destaque para serigrafias, xilogravuras e nanquim sobre papel. A visitação é gratuita.
A mostra é um recorte feito pela então curadora do museu, Raquel Baelles, em 2012, para o projeto ‘Estação MAES’ que se constituiu na itinerância de parte do acervo do museu pelo interior do Espírito Santo, no intuito de democratizar e difundir o acesso às obras pertencentes ao Governo do Estado. O projeto contou com duas edições da exposição: uma em Cachoeiro de Itapemirim e outra em Nova Venécia.
Agora é a vez do MAES receber a exposição, tornando acessível ao público as obras do acervo. Assim, ‘Dionísio – Um encontro no infinito’ retorna ao seu lugar de origem, que carrega, além do nome do consagrado artista brasileiro, a missão de cuidar, preservar e difundir a obra de Del Santo. Serão apresentadas obras em formatos variados.
O local está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Os agendamentos para visitas devem ser feitos pelo blog do MAES: http://maesmuseu.wix.com/maes#!agendamento/c1ogk.
Sobre Dionísio Del Santo
Gravador, desenhista e pintor, o artista nasceu em Colatina. De família de humildes agricultores de origem italiana, estudou no Seminário São Francisco de Assis, em Santa Teresa, onde começou a se interessar por arte. Continuou seus estudos de forma autodidata, desenvolvendo o desenho de observação com noções de perspectiva e geometria descritiva. Em 1947, mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou com desenho publicitário, desenvolvendo suas primeiras experiências com xilogravuras e serigrafias.
Dionísio Del Santo possui obras no acervo de importantes museus, como o Mac Niterói, MAM-SP, MAM-RJ, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas Artes, MAM-BA e em diversas coleções particulares. O maior número de suas obras está presente no MAES e parte do acervo poderá ser conferido na exposição ‘Dionísio – Um encontro no infinito’.
Serviço:
Exposição ‘Dionísio – Um encontro no Infinito’
Visitação: até 30/08
Local: Museu de Arte do Espírito Santo (Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro/Vitória).
Entrada gratuita