top of page

MAES recebe Juliana Colli nos Colóquios de Pesquisa em Arte


Na noite desta quinta-feira, o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) recebeu a mestre em História, Teoria e Crítica da Arte pela Ufes, Juliana Colli. Juliana apresentou sua pesquisa “Publicações Artísticas: Uma Reflexão sobre Publicações como Arte Pública em Vitória”. O público, composto por professores, estudantes, artistas, produtores, dentre outros, compareceu para refletir sobre o assunto apresentado.


A diretora do MAES, Anna Saiter, abriu os Colóquios de Pesquisa em Arte, dando boas vindas ao público e agradecendo a parceria da Universidade Federal do Espírito Santo, representada pelas professoras Adriana Magro e Stela Maris Sanmartin, na realização do projeto. Em seguida, a coordenadora do Núcleo de Ação Cultural Educativa, Ludmila Cayres, fez a apresentação da convidada da noite.


Colli iniciou sua fala explanando sobre o objetivo de seu trabalho que era o de estudar as relações entre texto e obra de arte; pesquisar como o campo discursivo da arte se configura como espaço público; refletir sobre a noção de público implicada nos debates recentes em torno da arte e investigar os artigos de artes no contexto de Vitória.


A pesquisa abordou quatro décadas, dos anos 70 aos anos 2000. Além disso, ela foi dividida em três capítulos: Texto e Arte; Público, Espaço, Arte; e Publicações Artísticas em Vitória. Após a apresentação, Juliana abriu espaço para responder perguntas do público, na forma de um bate-papo.


O próximo Colóquio de Pesquisa em Arte acontece no dia 20 de agosto, às 19h, no auditório do MAES, com a apresentação do trabalho “O Estilo Documentário de Walker Evans em American Photographs”, do mestre Cleriston Boechat de Oliveira.

bottom of page