top of page

MAES realiza minicurso sobre arte e sociedade


O Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) vai realizar, a partir do dia 12 de agosto, o minicurso “Arte e Sociedade: Sentidos e Contextos das Práticas Artísticas”, com Matheus Bittencourt, que é graduado em Ciências Sociais, possui especialização em História Cultural e é mestre em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia. O curso é uma iniciação à discussão sobre arte na Teoria Social, com objetivo de ensinar conceitos e referenciais básicos sobre a relação entre arte e sociedade. Os encontros acontecerão, quinzenalmente, às quartas-feiras, nos dias 12 e 26 de agosto, e 02 e 16 de setembro, das 14h às 17h, no MAES.


O minicurso será dividido em quatro tópicos: Conceito Geral; O Mundo da Arte; Tipos de Práticas Artísticas e Indústria Cultural. Entre os assuntos tratados estão a ideia moderna de arte relativa ao seu contexto histórico-social; os conceitos de "mundo da arte" ou de "campo artístico", ou seja, o contexto social particular das práticas artísticas e as noções de reprodução técnica e indústria cultural.


Para Bittencourt, o minicurso é importante porque abre o debate sobre o papel da arte na sociedade atual. “A importância é promover uma reflexão sobre o lugar da arte em nossa sociedade, de onde veio essa ideia de arte e para onde vai, e qual é a diferença que tal tipo de prática faz em nossa existência”, disse.


O minicurso é gratuito e possui carga horária de 24h. Serão emitidos certificados para os participantes que comparecerem a 75% dos encontros. Ao todo serão disponibilizadas 40 vagas, as inscrições serão realizadas uma hora antes, no dia 12, com a emissão de certificados para os participantes que comparecerem a 75% dos encontros.


bottom of page