top of page

Artista-educador Vanderson Santa Clara realiza oficina de desenho no MAES


A chuva não atrapalhou quem quis aproveitar o sábado (16), para participar da Oficina de Desenhos, com o artista-educador, Vanderson S C Passos, no Museu de Arte de Espírito Santo (MAES). Das 20 vagas disponíveis, 19 pessoas participaram da vivência, que teve como tema principal a relação experimental com a linguagem do desenho a partir de linhas e manchas.


O encontro teve início com um bate-papo entre os participantes e o artista. Na conversa cada um se apresentou e relatou suas experiências com o desenho e o que buscava desenvolver com a oficina. Após o entrosamento, Passos realizou uma apresentação sobre o seu trabalho, mostrando uma parte dos desenhos desenvolvidos no curso de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o trabalho exposto na galeria do Cemuni III.

Para o artista, a oficina foi um sucesso e a sua meta foi alcançada. “O encontro foi bastante produtivo, no sentido de que o objetivo da oficina foi atingido, que era o da experimentação e da relação com a minha poética. Além de fazer com que os participantes tivessem esse contato com a linguagem do desenho, experimentando diversos materiais de forma livre na construção do seu desenho”, disse.


Outras atividades desenvolvidas foram: exercício de autonomia do gesto, exercício de produção de linhas intencional e o de não observação e desenho sonoro. Após a confecção dos desenhos houve a observação sobre cada um e a intervenção com tinta aquarelada, experimentando as potencialidades da mancha nos desenhos do outro.

bottom of page