O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) abre suas portas para a proposta “Imaginar Geografias”. Premiado pela Funarte - Fundação Nacional de Artes do Brasil através do Premio Klauss Vianna, o projeto conta com trabalhos da perfomer Julia Salaroli, do sound designer Marcus Neves, da artista audiovisual Fannie Vrillaud e da artista visual Polliana Dalla Barba com a participação de Nathália Vargas, Natália Primo e Vanderson S C Passos.
A proposta compreende uma performance de dança que acontecerá nos dias 26 e 29 de outubro sempre às 20 hs no MAES, programas de rádio e uma exposição coletiva que ficará em cartaz de 24 à 29 de outubro de 2016. Todas as intervenções do projeto serão feitas considerando o contexto da reforma do edifício do MAES que está em andamento.
IMAGINAR GEOGRAFIAS
“Imaginar Geografias” é um conjunto de trabalhos artísticos: performance de dança, exposição e programas de rádio, desenvolvido a partir de narrativas de deslocamento de migrantes em situação irregular e de refugiados, dando visibilidade às histórias vividas por eles durante as suas travessias. A partir dessas histórias, a questão da migração surge para repensar a configuração rígida das fronteiras do mapa-mundi, propondo um olhar no qual os territórios mundiais possam ser compreendidos como mais permeáveis. A migração ainda é tratada como um problema a ser controlado, demonstrando que a organização territorial e a possibilidade de movimento através desses territórios está atrelada a um domínio político e econômico sobre o espaço. A migração coloca em xeque a ideia de um mapa estático e obriga-nos a compreender o espaço geográfico como aberto e em transformação: cria pontes, transpõe rios e oceanos, aproxima continentes.
“Trata-se, também, de que as montanhas estão surgindo, de que a paisagem está sofrendo erosão e recebendo depósitos de sedimentos, de que o clima está mudando, que as próprias rochas continuam a se mover” (Doreen Massey)
Imaginar a geografia é uma proposta de pensar um espaço em movimento, transformado pela experiência, pela imaginação de cada indivíduo. Um mapa em processo, traçado no momento em que nos deslocamos pelo espaço. Nesse sentido a impossibilidade de movimento, as fronteiras e barreiras perdem seu sentido.
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO - Polliana Dalla Barba, Nathália Vargas,
Natália Primo e Vanderson S C Passos
Abertura:
24 de outubro : 17h
Visitação:
24-28 de outubro: 17-20h
29 de outubro (sábado): 15-20h
PERFORMANCE
26 e 29 de outubro: 20h
*capacidade para 25 pessoas
Agendamento pelo e-mail: agendamento.maes@gmail.com com os dados:
Nome:
Dia (26 ou 29/10):
e-mail:
Telefone:
Cidade:
DEBATE
24 de outubro: 20h
(artistas da exposição)
26 e 29 de outubro: 20h50
(artistas da peça)
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo | MAES
(Av. Jerônimo Monteiro, 631. Centro, Vitória - ES)
ENTRADA GRATUITA
Mais informações em:
27 3132 8393
maes.educativo@gmail.com