top of page

MAES inicia reforma física


Depois de meses de estudos e muita produção entre arquitetos, engenheiros, equipes do museu, da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura, a reforma física do MAES | Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo se iniciou hoje, em 19 de setembro de 2016!

O MAES é um espaço cultural do governo do estado e está em funcionamento desde dezembro de 1998, após a luta incessante de artistas e agentes culturais do nosso estado, junto aos esforços do antigo DEC | Departamento Estadual de Cultura.

Com mais de 60 exposições realizadas, sua missão é ser um espaço de socialização, reflexão e discussão sobre arte e cultura, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e crítico, visando a estabelecer uma relação viva com a sociedade. Está entre suas finalidades valorizar seu acervo assim como promover o estudo, a produção e a difusão da arte, com ênfase nas expressões locais, em conexão com as manifestações realizadas em nível nacional e internacional.

No objetivo de otimizar o espaço disponível do museu e de adequá-lo às normas de acessibilidade, o projeto de reforma propõe ampliar a área expositiva permitindo uma maior flexibilização do espaço para comportar propostas diversas de exposições, além de criar espaços de convivência que se somem às exposições e ações educativas.

A proposta prevê a abertura das janelas do museu para a cidade, considerando parte do projeto de implantação do museu, desenvolvido por Paulo Herkenhoff, em 1995. Conceitualmente, essa permeabilidade com a cidade pode tornar visíveis as ações desenvolvidas pelo museu para o público, criando um convite à visitação, buscando a valorização da arquitetura do museu e um diálogo com o centro de Vitória. O projeto prevê também soluções para portadores de necessidades especiais, como banheiros, elevador e sinalização adequada, além de mobiliário adequado para a guarda do acervo, hoje com aproximadamente 600 obras.

De janeiro a agosto desse ano, além da elaboração dos 11 projetos para a reforma, o MAES realizou oficinas, palestras, um minicurso, uma exposição em parceria e capacitação para a 14ª Semana de Museus, formação interna dos funcionários, pesquisa sobre a história do museu e acompanhamento do Edital Setorial de Artes Visuais, 016/2015 do Funcultura.

Ao longo dos 10 meses previstos para a obra civil, o MAES promoverá encontros, oficinas e bate-papos, discutindo a reforma, o museu e a cidade, suas experiências e a continuidade, começando pelo lançamento da NDA, uma publicação do nosso Educativo, na sexta-feira dia 23/09, às 19h no museu.

A reforma é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto Sincades.

bottom of page