MAES completa 18 anos

 

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo | MAES completa neste mês de dezembro 18 anos de existência.

 

O projeto de um museu de arte para o Espírito Santo atende a uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o edifício foi adaptado para sediar um museu a partir do projeto das arquitetas Maria Cristina Coelho Duarte e Clemir Meneghel, com assessoria do crítico de arte Paulo Herkenhoff e da museóloga Margareth de Moraes.


Inaugurado no dia 18 de dezembro de 1998 com uma exposição individual do acervo particular do capixaba Dionísio Del Santo, que avidamente montou toda a mostra nessa ocasião, o MAES passou a receber o seu nome em homenagem ao artista, que doou as 75 obras expostas ao museu.


Em 18 anos o MAES pôde conceber mais de 60 exposições, sempre em diálogo com a perspectiva da sociedade e cultura locais, buscando conexões e parcerias a nível nacional e internacional, com sólido alicerce nas ações educativas e em seus desdobramentos, seja no contexto da Grande Vitória, seja no interior do Estado.

 

Vale destacar as ações do Núcleo de Ação Cultural e Educativa do museu, como o Maes em Libras (tornando o conteúdo das exposições acessíveis ao público surdo), os Laboratórios de Mediação, com foco na troca de experiências entre mediadores e educadores e no estudo e produção colaborativa, o Projeto Piedarte, ação realizada em 2009 com o entorno e a comunidade da Piedade no Centro de Vitória, além do Estação MAES, projeto de itinerância do acervo pelo interior do estado.  Já no contexto de reforma do MAES, houve o lançamento da publicação NDA - Nuvem de Desejos Atravessados, em setembro de 2016, e a Oficina de Lambe-Lambe nos tapumes da obra, com previsão de mais edições para 2017, mantendo o museu em plena atividade e de portas abertas para o público.

 

Atualmente o MAES traz como maior objetivo consolidar a sua missão de valorizar, preservar e comunicar o seu acervo em consonância às exposições temporárias, além de ser um espaço de socialização, convivência e discussão sobre arte e cultura contemporâneas, no intuito de aprofundar as suas raízes e de potencializar as suas ações educativas por meio de modelos transversais de educação, sempre em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação.

 

Além do acervo de obras de arte, o MAES também conta com um grande acervo bibliográfico de artes visuais que é formado por livros, catálogos de exposições, revistas, CD’s e DVD’s (que registram muitas das ações aqui desenvolvidas) e recortes de jornais perfazendo cerca de 7.000 itens que são de acesso público para consulta.

 

 

REFORMA

Entendendo a urgência em garantir acessibilidade motora ao prédio, a reforma adequará o museu às normas de acessibilidade, com soluções para portadores de necessidades especiais, com banheiros, elevador e sinalização adequada, além de mobiliário específico para a guarda do acervo, hoje com aproximadamente 600 obras.

 

O atual projeto arquitetônico foi pensado para acentuar a permeabilidade da arquitetura do museu com o entorno acompanhada de todas as medidas atuais de conservação, pretende criar um ambiente mais convidativo à visitação, oferecendo um espaço mais adaptável às propostas contemporâneas por meio de soluções de expografia, tornando o espaço mais dinâmico e promovendo um estreitamento ainda maior entre as ações educativas e as demais propostas da instituição.

 

 

ACERVO ONLINE

Em comemoração aos 18 anos do Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo-MAES, damos início ao projeto de nosso acervo online. Foi disponibilizada inicialmente uma prévia com biografia, retrospectiva de exposições e obras do artista Dionísio Del Santo, que dá nome ao Museu.

Para acesso ao acervo online, clique no link.

 

 

 

 

 

 

Please reload

Fale com a nossa equipe

Siga-nos
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now